Úlcera de córnea (também conhecida como ceratite) é uma ferida aberta na córnea. Geralmente resulta de uma infecção ocular por bactéria, fungo, vírus ou protozoário, mas pode ser causada por olho seco ou outras alterações oculares.
- Dicas de saúde
- Inovações em Oftalmologia
- Condições oculares
- Tecnologia Ocular
- Novidades Oftalmolaser
Tópicos Relacionados
Úlcera de córnea
Úlcera de córnea - sintomas
Os sintomas úlcera de córnea são: Olhos vermelhos, lacrimejantes, dor, sensação de presença de corpo estranho no olho, pus ou secreção, visão turva, sensibilidade à luz (fotofobia) e pálpebras inchadas.
Diagnóstico da Úlcera de córnea
Em qualquer quadro de alterações oculares, um oftalmologista com currículo deve ser consultado para diagnóstico correto. No quadro de úlcera corneana, o diagnóstico é feito pelo exame de biomicroscopia com a ajuda de corantes (colírio de fluoresceína). Em alguns casos, é necessário colher material para análise em laboratório para determinar o exato agente infeccioso.
Úlcera de córnea - tratamento
Basicamente, o tratamento da úlcera de córnea pode ser feito utilizando medicamentos que variam na sua composição de acordo com o tipo de úlcera diagnosticada nos exames feitos pelo oftalmologista. Os colírios utilizados podem ser com ação antibiótica, antiviral, antifúngica; colírios que dilatam a pupila também podem ser aplicados, em alguns casos, pois reduzem as dores e as chances de complicações, em casos graves.
Quando o paciente demora a procurar a ajuda da oftalmologia ou em casos graves, o transplante de córnea pode ser usado para tratar a infecção. Em alguns casos, podem resultar sequelas após a resolução do quadro, sendo necessário o transplante de córnea para restabelecer a visão.