Tipos de Lentes de contato

As lentes de contato são dispositivos ópticos usados diretamente na superfície do olho para corrigir problemas de visão ou para fins terapêuticos. Elas são uma alternativa popular aos óculos devido à sua conveniência, conforto e estética. Existem diferentes tipos de lentes de contato disponíveis, cada uma com suas próprias características e finalidades.

Lente contato gelatinosa

Quando se fala em tipos de lente de contato, a lente de contato gelatinosa é a mais comum. Geralmente indicadas quando o paciente busca uma alternativa para os óculos, é uma lente mais confortável, por isso costuma ser indicada para a maioria dos pacientes. Ela pode ou não ser colorida e não necessariamente tem algum grau de refração, podendo ser usada unicamente pela estética. A divisão dos tipos de lente de contato gelatinosa é feita baseada em seu tempo de uso. 

 

Podem ser anuais, mensais ou diárias, cada tipo sendo de um material diferente e possuindo cuidados diferentes, sendo o último o mais recomendável. Por ficar apenas um dia no olho do paciente, caso tenha entrado alguma sujeira, a chance de alguma infecção ou outro problema relacionado ao uso de lente de contato é muito menor que seria no caso de uma lente anual, mesmo que a limpeza seja feita.

Lente rígida

Entre os tipos de lentes de contato, a lente rígida, também conhecida como lente corneana rígida, é indicada nos casos em que o paciente possui alguma alteração corneana, como o ceratocone. Também pode ser indicada como uma alternativa para a lente de contato gelatinosa, principalmente em casos de graus mais elevados de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

A lente rígida pode ser usada por mais tempo e é mais saudável, proporcionando excelente qualidade de visão em casos de graus elevados sem prejudicar a oxigenação da córnea.

Lentes esclerais

Ao contrário dos outros tipos de lentes de contato que se apoiam na córnea, as lentes esclerais se apoiam na esclera, proporcionando mais conforto. Com isso, geralmente são indicados em casos em que o paciente não consegue tolerar os outros tipos de lente ou possui outro problema, como um ceratocone ou olho seco mais severos. 

Como as lentes esclerais ficam embebidas em soro fisiológico, elas também podem funcionar como uma proteção para os olhos, sendo um tipo de lente mais versátil.